Patrulha mirim realização ações no litoral gaúcho
2005-01-12
O Batalhão de Polícia Ambiental, da Brigada Militar (BM), realizou durante o final de semana, a 1º edição do projeto Patrulheiro Ambiental, no Litoral Norte. O grupo de patrulheiros, formado por crianças e adolescentes, esteve em Capão da Canoa. O objetivo do projeto é sensibilizar os veranistas e a comunidade gaúcha, semeando, através da cultura ecológica, a mudança de atitudes em defesa da natureza e preservação da vida.
O grupo de patrulheiros é formado por jovens com idade de 10 a 14 anos. O processo de seleção é feito através de uma gincana que aborda perguntas sobre conhecimentos ecológicos. O projeto abrange os balneários de Torres, Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. As ações nesses municípios foram denominadas, respectivamente, Lobos do Mar, Tubarão Branco, Vento Minuano e Brisa Marítima. Os nomes foram escolhidos pelos patrulheiros-mirins. A idéia, que teve início nesta temporada de verão, será expandida ao resto do Estado a partir de abril.
Multiplicadores
Pela manhã, a criançada teve aulas de cidadania, educação ambiental, legislação, canto, atividades de esporte e lazer. Na tarde, realizaram blitze de trânsito, passeios de dindinho com veranistas e coleta de lixo à beira mar. O tenente Daniel Marobin da BM ressalta que, o projeto forma multiplicadores em educação ambiental, e tem a oportunidade de repassar as instruções sobre preservação adiante. A equipe de instrutores é formada por um policial, um geógrafo e um biólogo. Um grupo itinerante da BM realiza exposições sobre os principais movimentos da Patrulha. Também são distribuídos folders e cartilhas sobre ecologia e mostrado objetos apreendidos em ações ilegais de caça e pesca.
Outra parceira dos patrulheiros neste verão é com o Clube Brutus de Expedições e Aventura. O clube é formado por civis do país inteiro que têm como proposta fazer turismo ecológico sem prejudicar o meio ambiente, e conta com mais de 2.000 integrantes, que fazem trilhas em jipes e caminhões pela América. Os oito integrantes presentes no Litoral neste verão, pretendem levar a Patrulha para conhecer pontos turísticos das praias e ajudar o grupo nas ações de cunho ambiental.