Limpeza no Arroio Marrecão, em Garibaldi, é concluída
2005-01-11
A limpeza da barragem do Arroio Marrecão, em Garibaldi, que abastece 25% da cidade, foi concluída nesta semana, permitindo que a partir desta segunda-feira (10) o local esteja pronto para o enchimento. O objetivo da limpeza - a primeira desde 1959, quando a barragem foi construída - foi retirar areia, argila e sais minerais que se acumularam no fundo e acabaram ocupando cerca de 30% do espaço destinado à água. Para a conclusão total dos trabalhos falta apenas a urbanização das margens da barragem. O trabalho começou no final de junho e estava previsto para dezembro, mas atrasou devido à chuva. Em contrapartida, a estiagem atual pode comprometer o enchimento da barragem, mas não deve provocar racionamento em um primeiro momento.
- O quadro da seca no Estado é grave, por isso não podemos garantir que haja água suficiente. Mas, se a estiagem amenizar, temos condições operacionais de garantir o abastecimento para o município sem problemas - explica o chefe do Departamento de Planejamento e Fiscalização da Superintendência da Região Nordeste (Surne) da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), engenheiro Juliano Gimenez.
Nos quase seis meses de trabalho foram retirados cerca de 45 mil metros cúbicos de resíduos. Não foi necessário secar totalmente a barragem para efetuar a limpeza, e o nível da água, mesmo que parcial, garantiu a manutenção dos peixes e da fauna do local. As obras não devem ultrapassar o total do valor estimado, que é de R$ 343,8 mil. A barragem do Marrecão fica no bairro Cairu, na entrada de Garibaldi, e tem capacidade para 300 mil metros cúbicos. (O Pioneiro, 10/1)