China barra importação de soja transgênica do Brasil
2005-01-11
A China, maior comprador mundial de soja, está atrasando a liberação de documentos para importadores locais comprarem soja transgênica do Brasil, disse hoje um representante do Ministério da Agricultura chinês, segundo a agência de notícias Reuters.O ministério chinês informou que o problema estava relacionado com os certificados relativos à soja transgênica, mas havia a possibilidade de que o problema poderia afetar qualquer carregamento de soja do Brasil.
Segundo o representante, o ministério chinês não estava aceitando mais pedidos de compradores chineses para importações de soja brasileira transgênica. A legislação chinesa exige que o governo brasileiro certifique que a soja transgênica produzida no país é segura para consumo e não oferece riscos ao ambiente. Um funcionário da Embaixada do Brasil, em Pequim, disse que os documentos serão entregues em breve. A aprovação da produção de transgênicos no Brasil poderá acontecer no mês que vem.
- Compradores chineses normalmente compram a soja da América do Sul em outubro ou novembro, mas o ritmo foi lento nesta temporada devido à crise no início do ano passado, quando muitos esmagadores tiveram dificuldade para pagar carregamentos de soja sul-americana, segundo a Reuters. Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura prometeu se pronunciar nas próximas horas sobre a retenção da soja brasileira. (FSP, 1/01)