ONU aponta vulnerabilidade de ilhas
2005-01-11
A vulnerabilidade diante de desastres produzidos pelo homem e também dos naturais - incluindo tsunamis e ciclones - é um dos maiores desafios para pequenos países insulares em desenvolvimento, apontou um relatório do Programa das Nações Unidas para a Proteção Ambiental (Unep), divulgado ontem, quatro dias antes do início de um encontro internacional que debaterá o tema nas Ilhas Maurício.
O relatório foi concluído antes do maremoto que devastou diversos países do Oceano Índico, entre eles ilhas, no último dia 26. Ontem, ao apresentar o documento, o diretor-executivo da Unep, Klaus Toepfer, falou sobre a recente tragédia. - As tsunamis e a pavorosa perda de vidas que causaram nos lembra de forma amarga e absoluta a vulnerabilidade das comunidades costeiras, incluindo pequenas ilhas, a desastres naturais, afirmou Toepfer. - Claramente, o sofrimento das pessoas e sua urgente necessidade de comida, abrigo, remédios e água potável deve ser nossa prioridade número um, acrescentou.
Toepfer frisou, no entanto, que quando as prioridades forem atendidas, as atenções do mundo se voltarão para a reconstrução dos países e o impacto das tsunamis em habitats preciosos e economicamente importantes, como recifes de coral e mangues, também bastante afetados pela tragédia. (O Globo, 10/1)