Governo argentino poderá proibir fumo em local público
2005-01-11
A exemplo do que está vigorando em outros países, o ministro de Saúde da Argentina, Ginés González García, assegurou que o governo estuda proibir o consumo de cigarros em locais públicos.
–Há um projeto na Câmara dos Deputados que restringe absolutamente fumar em lugares públicos, confessou González García, ao dar declarações à imprensa. –Além disto, já no Executivo estamos preparando um mesmo documento nesta linha, que também restringe muito a publicidade e que esperamos enviar ao Congresso em não mais de 60 dias, completou.
Os dois projetos estão em sintonia com a dura lei antitabaco que passou a vigorar a partir de ontem (10/1) na Itália e que é considerada uma das mais restritivas da Europa. Segundo esta normativa, está proibido fumar em lugares públicos, oficinas, restaurantes, bares e discotecas.
O governo, adicionalmente, através do Ministério da Saúde, está promovendo o projeto Empresas Livres do Fumo, que funciona bem e já incorporou 200 empresas. O próximo passo é lançar o Hospitais Livres do Fumo, disse o ministro González García. (Clarín, 11/1)