No Arizona, população cresce dez vezes mais que água disponível
2005-01-11
Em partes do Estado do Arizona, a água dos maiores aqüíferos está agora sendo explorada dez vezes mais rapidamente do que pode ser recolocada pelas chuvas. Na Califórnia, a agricultura representa cerca de 3% da produção econômica estadual, mas o consumo de água pelos agricultores significa 85% do gasto de água potável pela população estadual. As informações são do estudo recentemente publicado pelo professor David Pimentel, da Cornell University, dos Estados Unidos.
Ainda segundo a pesquisa, as Nações Unidas estimam que a população mundial crescerá para 9,4 bilhões de pessoas até 2050, das atuais 6,3 bilhões. A crescente demanda por água já está causando problemas.
Pimentel cita o aqüífero Ogallala, sob partes dos Estados de Nebraska, Dakota do Sul, Colorado, Kansas, Oklahoma, Novo México e Texas, que abastece de água um quinto de toda a área irrigada no país. Esta fonte d’água subterrânea diminuiu 33% em volume desde 1950, e atingiu a metade do volume do Lago Erie, informou Sandra Postel, diretora do Projeto Global oara Políticas de Água, em Amherst, Massachusetts.
Problemas similares estão ocorrendo ao redor do mundo, do planalto de Chenaran no nordeste do Irã, a Guanajuato, no México. Particularmente preocupante é a situação da Ásia, onde vivem 60% da população mundial, mas onde está apenas 30% da água potável. Segundo Postel, a eficiência no uso da água terá que dobrar para atender às demandas futuras. (ABCNews, 11/1)