Agricultura Familiar vai abastecer Fórum Social Mundial
2005-01-11
Mais de 800 trabalhadores da agroindústria e do setor de hortifrutigrajeiros vão garantir o abastecimento de alimentos no Fórum Social Mundial com produtos da agricultura familiar e da economia solidária.
Uma área de 2500 metros quadrados dentro do Território do Fórum Social Mundial será ocupada por uma Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e da Economia Solidária. Esta central será dividida em duas feiras, uma de produtos agroindustriais como embutidos, laticínios, sucos, pães, mel entre outros e outra de hortifrutigrajeiros orgânicos produzidos pela agricultura familiar.
4,8 milhões de famílias
A feira da agroindústria contará com 150 produtores de 5 estados brasileiros, além do RS. Na feira de hortifrutigrajeiros 125 produtores também do Rio Grande do Sul e de outros estados vão expor e vender seus produtos. Além das feiras, estão previstos quatro armazéns, que funcionarão como postos avançados de comercialização dos produtos oferecidos nas feiras. Um deles, de 30 metros quadrados ficará dentro da área do Acampamento Intercontinental da Juventude e funcionará 24 horas por dia. Outro, de 50 metros quadrados, estará localizado próximo à entrada do Acampamento. Os outros dois armazéns de 50 metros quadrados cada um ficarão situados no Território do Fórum, com localização ainda a ser definida. A Central de Abastecimento da Economia Solidária, deve garantir alimentação diária para cerca de 80 mil pessoas dentro do Território do Fórum.
Segundo o IBGE, atualmente o Brasil tem 4,8 milhões de famílias trabalhando na agricultura familiar. No Rio Grande do Sul são 430 mil e entre os principais produtos destacam-se o leite, milho, aves, suínos, soja e a fruticultura.