Praias de Porto Alegre sem condições de banho
2005-01-10
A falta de chuvas vai alterar a diversão de quem for às praias da zona sul da Capital neste final de semana.
O calor e a estiagem provocaram uma proliferação de algas, o que deixou alguns locais impróprios para banho devido a modificações no pH da água.
O resultado da análise semanal feita pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) mostrou que, dos oito locais verificados, distribuídos pelas praias do Lami, Leblon e Veludo, três estão impróprios para banho.
- Os banhistas devem prestar atenção às placas colocadas nas praias, alertando se o local é próprio ou impróprio para banho. Caso chova nos próximos dias, a situação pode mudar - explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.
A estiagem também modificou a paisagem da praia do Lami. As águas que atraem cerca de 20 mil freqüentadores nos domingos de sol recuaram alguns metros, deixando exposta uma faixa de terra escura.
Quando o sol bate forte, poças de água parada exalam mau cheiro. O lixo largado pelos banhistas, como espigas de milho e garrafas plásticas, acaba indo parar no local.
- Não consegui ir para o Litoral e vim aproveitar no Lami o final das minhas férias. Fiquei bem chateada em encontrar a praia com esta aparência - lamentou a auxiliar de serviços gerais Nair Garay da Silva, 38 anos. (ZH 8/1)