Usinas têm nível de água reduzido
2005-01-10
A falta de chuvas fez com que o nível dos reservatórios das usinas geradoras de energia caísse no Estado. Mas, apesar das perdas na agricultura, as usinas ainda operam normalmente. Na divisa com Santa Catarina, o Rio Uruguai abriga duas hidrelétricas. Itá, com capacidade de produção de 1.450 MW, e Machadinho, com 1.140 MW. Os reservatórios tiveram a capacidade reduzida em mais de 50%, deixando marcas nos tapumes das barragens. Pequenas ilhas que normalmente ficam cobertas pela água dão uma mostra do impacto da estiagem.
No dia 7 o reservatório de Machadinho estava oito metros abaixo do nível normal e operava com 42,5% da capacidade, e o de Itá, com 54,3%. O gerente das usinas, Elinton Chiaradia, disse que a redução do nível de água é normal neste período e não provocará falta de energia.
O engenheiro Darico Pedro Livi, do Operador Nacional do Sistema, explica que o nível entre 40% e 50% não afeta o abastecimento. O sistema interligado nacional redistribui a energia gerada em outras regiões em caso de necessidade. Outras usinas enfrentam problemas. O reservatório do Passo Real, que serve as hidrelétricas do Passo Real, Jacuí, Itaúba e Dona Francisca, está com 65% da capacidade. O reservatório Passo Fundo, com 66,4%. (ZH 9/1)