Shell pagará multa por vazamento de MTBE nos EUA
2005-01-10
A Shell é a terceira e última companhia de petróleo a cobrir a limpeza em estações de gás onde o aditivo MTBE (metil tércio butil éter) escapou. A empresa concordou em pagar uma quantia ilimitada para um fundo de limpeza do subsolo de suas estações de gás contaminadas no Condado Orange, num total que poderá exceder US$ 170 milhões, informaram promotores públicos, na quinta-feira passada (6/1). A sede de Houston da Shell Produtos de Petróleo, nos Estados Unidos, é a terceira das últimas três empresas de petróleo a fazer acordo com procuradores distritais desde que os promotores acionaram as leis de proteção ambiental, há seis anos.
Os acordos são considerados retroativos porque o condado estava apto a cumprir com as exigências legais em termos de parâmetros de qualidade das águas subterrâneas, antes que a poluição prejudicasse o abastecimento de água. –É importante prevenir a contaminação da água porque, em primeiro lugar, uma vez poluída, é extremamente caro e difícil limpá-la, afirmou o procurador distrital Tony Rackauckas, durante uma entrevista. Mas oficiais do Condado Orange que multaram as grandes companhias de petróleo, incluindo a Texaco e a Shel, em maio de 2003, afirmam que as ações ordenadas não serão suficientes para proteger as reservas de água do condado.
As multas começaram a ser aplicadas depois que as empresas recusarampse a cumprir com a legislação e que foram descobertos vazamentos de contaminantes com fugas de até 80% de substâncias nocivas em 184 estações de gás da Shell e da Texaco. (Los Angeles Times, 9/1)