Eficiência energética pode reduzir preço do gás natural, diz Conselho Americano
2005-01-10
E. San Martin (Nova York)
Os Estados Unidos podem reduzir o preço do gás natural em 26% em cinco anos pelo aumento da eficiência energética, pela maior utilização de combustíveis renováveis e pela reforma da atual infraestrutura de captação e distribuição de gás natural. De acordo com o American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE)essas mudanças exigiriam um investimento em torno de US$ 30 bilhões, mas garantiriam benefícios econômicos da ordem de US$ 100 bilhões. O ACEEE enviou a proposta de lei da mudança ao Congresso dos EUA, na reabertura de suas atividades na quarta-feira (05/01) passada.
Apoios
- Estamos incentivando o país a abrir um novo caminho para o consumo e conservação das nossas fontes de energia. Nossa iniciativa conta com o apoio de grupos empresariais dos mais diversos setores, de grupos de defesa aos direitos do cunsumidor e de proteção do meio ambiente, comentou Steven Nadel, diretor do ACEEE. A proposta do Conselho conta também com o apoio do Conselho Nacional de Petróleo (CNP). O CNP americano divulgou inclusive um estudo realizado em 2003, onde conclui que maior eficiência no uso de gás natural é a melhor opção para controlar preço e demanda nos próximos cinco anos, já que o aumento da oferta dependerá da construção de infraestrutura para extração e canalização das reservas dos EUA.
Medidas eficientes
O documento do ACEEE ainda faz uma série de recomendações voltadas principalmentte para o setor de energia elétrica. De acordo com o técnico Bill Prindle, do ACEEE, os dados deixam claro a interconectividade dos grandes mercados energéticos. Nos EUA, o gás natural é combustível complementar na geração de eletricidade, movendo turbinas de combustão com uma eficiência energética média de 30%. - Isto quer dizer que a melhoria/redução do consumo de eletrecidade representa uma economia três vezes maior de gás natural pelas usinas elétricas, diz Prindle.
Medidas sugeridas
Com esta perspectiva, o conselho americano para economia e eficiência energética sugere as seguintes medidas especíificas para o setor de energia elétrica:
- Estabelecimento de metas de eficiência e desempenho;
- Criação de novos incentivos públicos para eficiência energética;
- Estímulo para investimento na reforma dos processos de geração de eletrecidade;
- Incentivos à expansão de processos co-geradores, combinando eletrecidade e calor;
- Redefinição de padrões nacionais de eficiência energética para aparelhos elétricos;
- Redefinição de padrões energéticos para a construção civil e instalações industriais;
- Incentivo a prédios de maior eficiência energética;
- Reciclagem de materais para redução do consumo de energia nas fábricas e usinas;
- Lançamento de campanhas de esclarecimento público sobre a necessidade de controle do consumo de energia.