Suzano obtém certificação para suas florestas no Espírito Santo e Bahia
2005-01-07
A Suzano Papel e Celulose anunciou ontem (6/1) que obteve a certificação Foreste Stewardship Council (FSC) para os seus 169 mil hectares de florestas plantadas (102 mil hectares de eucaliptos) na Bahia e no Espírito Santo e também para a sua unidade industrial em Mucuri (BA). A empresa investiu R$ 300 mil em 2004 para obter o selo, com o objetivo de conquistar clientes mais exigentes, aumentar as receitas com exportações - já que produtos certificados têm maior valor agregado - e garantir mercado para o seu projeto de expansão em Mucuri, disse a gerente de marketing da Suzano, Marta Vasconcellos.
Até 2008, a unidade terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas ante as atuais 650 mil toneladas de celulose e papel que fabrica atualmente. O gerente da divisão de recursos naturais da companhia, Luiz Antonio Cornacchioni, afirmou que a empresa tem hoje cerca de 80% de sua base florestal pronta para atender a essas metas de ampliação. Segundo ele, a certificação é resultado de longos anos de investimentos no processo produtivo, que permitiu à Suzano reduzir perdas e aumentar a produtividade entre 2,5% e 3% nos últimos anos.
Os produtos da Suzano com selo da FSC estarão no mercado até março deste ano. O selo também possibilitará à Suzano elevar em torno de 15% as exportações de papel offset branco para o mercado europeu em 2005. A certificação atesta que a empresa aplica conceitos ambientalmente corretos, socialmente benéficos e economicamente viáveis, no manejo de suas florestas e na fabricação dos produtos em Mucuri. Agora a empresa está começando o processo de certificação da unidade de Suzano (SP). (GM, A-9)