Dengue continua sob controle no Rio Grande do Sul
2005-01-07
O verão tem colocado em alerta os órgãos de vigilância sanitária. É nesse período que o mosquito transmissor do vírus da dengue, Aedes aegypti, tem suas condições ideais de reprodução. Também por ser época de férias, há um aumento no número de viagens, facilitando a disseminação do vírus através das pessoas infectadas.
Para não ser pego desprevenido, o Rio Grande do Sul tem realizado ao longo do ano campanhas de combate ao mosquito. Segundo a coordenadora da Campanha de Combate à Dengue do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Carmen Silva Gomes, o trabalho desenvolvido durante o ano é apenas intensificado no verão: - São realizadas atividades de controle a cada dois meses através dos agentes municipais de saúde (cerca de dois mil em todo o RS), com o apoio técnico de agentes do Estado.
Até agora, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os únicos estados do país a ter somente casos importados de dengue, em que pessoas foram infectadas em outros estados. Apesar disso, nem tudo é motivo para comemorar. O Aedes aegypti está presente na Região Noroeste do Estado (fronteira com a Argentina), em Porto Alegre e em algumas cidades da Região Metropolitana. Nessas áreas, o combate à dengue será reforçado.