Bacia de Contenção em Porto Alegre recebe limpeza
2005-01-07
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) intensificou, desde a última terça-feira (4/01), os trabalhos de retirada dos resíduos da bacia de retenção utilizada na drenagem do esgoto pluvial, no Parque Marinha do Brasil, já em execução na gestão anterior. Segundo o diretor de Conservação do DEP, Francisco José Ferreira Pinto, a manutenção vai durar de 20 a 30 dias, envolvendo a remoção do lodo existente no fundo da bacia através de uma draga de arraste e uma de sucção.
- Estes equipamentos vão levar o material até as margens, para a sua retirada com uma retroescavadeira, explicou. Também estão sendo desobstruídas as entradas dos três condutos que lançam água na bacia, para facilitar o escoamento em dias de fortes chuvas.
Em dezembro, mais de 50 moradores do bairro Menino Deus promoveram um abraço simbólico na bacia de contenção contra alagamentos, a fim de denunciar o forte odor e a proliferação de insetos na região. O diretor explicou que esta é uma bacia que contém a água para evitar alagamentos na região. - A bacia deveria funcionar com a água da chuva, mas há uma rede cloacal ainda conectada. Estamos entrando em contato com o Departamento Municipal de Água e Esgotos para verificar e eliminar a rede cloacal na região do Menino Deus, afirmou. Conforme Ferreira Pinto, será feito um trabalho de verificação em todo o sistema pluvial da Capital. (CP, 18)