Praia de Ipanema em Porto Alegre recebe limpeza hoje
2005-01-07
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana continua hoje a limpeza na orla do Guaíba, que está com o nível ainda mais baixo devido à estiagem. Segundo o encarregado da área operacional no DMLU, engenheiro Geraldo Nunes, só ontem foram recolhidas mais sete toneladas de lixo nas regiões da foz do arroio Dilúvio até o Estaleiro Só, e do Guarujá até Ipanema. - Retiramos duas toneladas de pneus e uma de madeiras, além de duas toneladas de plásticos e duas de latas, informou.
Nesta sexta-feira, o trabalho será concentrado, especialmente, em Ipanema. Na quarta-feira (5/01), as equipes retiram outras 18 toneladas de lixo, entre madeira, troncos e galhos, plástico, latas, pneus, móveis, colchões e animais mortos. De acordo com o diretor-geral do DMLU, Wilton Araújo, com a estiagem, muitos lugares tiveram que passar por nova limpeza. - Depois do término do trabalho, previsto para esta sexta-feira, vamos manter turmas para a manutenção mínima da orla, relatou, lembrando ainda que, com a continuidade da seca, a operação será mantida.
Além do lixo vindo de arroios, a chuva se encarrega de levar o material jogado pelas pessoas na rua. - As comunidades ribeirinhas e cidades da região Metropolitana também contribuem para o acúmulo de lixo na orla do Guaíba, explicou o diretor-geral. Araújo alerta que o lixo tem uma destinação ordenada através das coletas - tais como seletiva e extraordinária -, e que, se o material for colocado em áreas adequadas, será removido pelas equipes. - Essa ação também tem um objetivo educacional. Queremos alertar a comunidade e pedir apoio para resolver o problema. (CP, 18)