Mutirão vai deixar praias limpas
2005-01-06
Prefeitos do Litoral Norte e secretários de Turismo da região se reuniram ontem (5/01) com o secretário estadual da área, Luis Augusto Lara, para discutir o 2º Mutirão de Limpeza nas praias. Debateram a participação conjunta de Estado e municípios no desenvolvimento da força-tarefa que visa deixar mais limpas e bonitas as cidades do Litoral. Dez das 11 cidades envolvidas participaram do encontro. Lara afirmou que o trabalho de promoção do Estado já foi feito e o grande movimento turístico nas praias neste verão é reflexo disso. Para ele, a ordem agora é fazer o veranista gostar do que está vendo para querer voltar. Para isso, considerou fundamental a retomada do mutirão da limpeza. O próximo deve acontecer neste sábado.
Os prefeitos mantiveram o propósito de auxiliar tanto na limpeza quanto no sentido de mobilizar a comunidade para o trabalho. Conforme o secretário, o que é feito durante o mutirão se reverte em benefício para o município e, conseqüentemente, para o cidadão local. Um dos destaques do evento ocorrido no dia 11 de dezembro, quando foi realizada a primeira edição da atividade, foi Arroio do Sal, onde os moradores recolheram 5 toneladas de lixo.
No primeiro mutirão, mais de 1,9 mil voluntários ajudaram na limpeza e na ornamentação das cidades. Eles fizeram capina, pintaram meio-fio, plantaram flores e árvores nativas e recolheram o lixo da areia e de lagoas. O mutirão de limpeza integra a Campanha de Turismo para o Verão 2005, implantada pela Secretaria do Turismo, que tem ainda dois focos importantes a tratar: mais segurança para turistas e moradores e preços baixos, com serviços de qualidade ao consumidor. (CP, 17)