DMLU deflagra a limpeza da orla do Guaíba
2005-01-06
Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) passaram o dia de ontem (5/01) limpando a orla do Guaíba em Porto Alegre. O trabalho foi concluído no trecho da Usina do Gasômetro ao Estaleiro Só. A atividade prossegue hoje até o Guarujá, na zona Sul, completando 20 quilômetros de orla. Conforme o encarregado da área operacional no DMLU, engenheiro Geraldo Nunes, a estimativa é retirar 30 toneladas de lixo, como garrafas PET, latas, árvores e sacos plásticos. Ele destacou que o trabalho envolve 50 garis e quatro caminhões. Só ontem, foram retiradas cerca de 15 toneladas, que encheram os caminhões do DMLU.
– Com a estiagem, a água recuou, e o lixo, que estava acumulado há tempo, apareceu, observou. Segundo o diretor-geral do DMLU, Wilton Araújo, é importante que a população colabore com a manutenção da limpeza urbana e tenha consciência dos problemas ocasionados ao meio ambiente com o acúmulo de resíduos em locais inadequados. Já o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está realizando limpezas preventivas de bocas-de-lobo e do sistema pluvial em função das chuvas de verão, que normalmente são as mais intensas entre as estações do ano.
A execução desse serviço está sendo realizada por dez equipes, totalizando 50 homens, trabalhando nos principais pontos críticos de alagamento da Capital, como avenida Goethe, bairro Centro, avenida Teixeira Mendes com avenida Nilo Peçanha e avenida Sertório, entre outros. O trabalho conta ainda com dez caminhões e um hidrojato. A expectativa do DEP é que sejam limpos, num período de até 20 dias, em torno de mil equipamentos de drenagem, como bocas-de-lobo, grelhas e calhas, em diversas regiões de Porto Alegre. (CP,6 / JC,22)