Comitê prevê redução de queimadas e incêndios florestais no Ceará
2005-01-06
Controlar as queimadas e prevenir os incêndios florestais. Esse é o principal objetivo do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), um conselho com poder de decisão e uma instância de consulta que deverá subsidiar as ações do Governo do Estado do Ceará no acompanhamento de queimadas e no combate aos incêndios florestais.
O colegiado também irá planejar ações e articular outras instituições da sociedade para atuar nessa área, além de elaborar uma agenda de iniciativas prioritárias e acompanhamento da sua implementação. Formado por 28 instituições (metade são representantes do poder público e o restante, da sociedade civil organizada), o Comitê será um importante colaborador na atualização da unidade de monitoramento para as queimadas e os incêndios florestais, com sede na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
- Por seu caráter interinstitucional, o colegiado também vai ser fundamental na elaboração, implementação e avaliação do Plano de Prevenção e Monitoramento de Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado, assinala Vasques Landim, titular da Soma e presidente do Previna.