Smam foi pioneira nacional de proteção ambiental
2005-01-06
Tal como o movimento ambientalista gaúcho, a Smam - Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre foi a primeira do gênero no país, criada em 21 de dezembro de 1976 pelo prefeito Guilherme Sociais Villela.
Foi uma secretaria secundária até 1989, quando foi entregue a Caio Lustosa. O quadro de pessoal foi reforçado com a contratação de 170 concursados, a cessão de 60 funcionários do DMLU e o preenchimento de cargos comissionados. Com recursos humanos e equipamentos, a secretaria passou a operar com duas grandes supervisões, previstas desde sua criação: uma encarregada de praças, parques e jardins e outra pelo equilíbrio ambiental.
Começou assim o controle das emissões, dos efluentes e da disposição de resíduos sólidos. Foram seus técnicos que forneceram subsídios para a ação civil do Ministério Puúblico contra a duplicação da Riocell. Hoje a Smam mantém acordos com universidades gaúchas, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Petrobras. (Fonte: Pioneiros da Ecologia, JÁ Editores, 2002)