El Niño reduz chuvas no norte e nordeste da Bahia
2005-01-05
Deve chover abaixo da média no Norte da Bahia este ano, em decorrência da presença moderada do El Niño, que vai atuar na região até maio ou junho. O mesmo fenômeno climático explica a quase ausência de chuvas previstas para a região Nordeste do estado. A informação é da base pernambucana do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A notícia é ruim para os 23 municípios baianos em situação de emergência, localizados no nordeste, na Chapada Diamantina e no recôncavo. Nessas duas últimas áreas, haverá chuvas isoladas com intervalos irregulares de tempo, segundo o meteorologista Ednaldo Correia e Araújo, do Inmet de Pernambuco.
O El Niño acontece a partir do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que provoca mudanças no clima mundial. Segundo Araújo, a ação do fenômeno começou em novembro, mas será moderada dessa vez. – Se fosse intensa, esse seria um ano de muita seca. Mas o que vai ocorrer é que choverá menos do que o ano passado, explica o meteorologista. A chuva abaixo da média vai atingir também os estados do Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Já no Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, as chuvas serão normais. (Correio da Bahia 4/01)