Ciclovias: propostas saem semana que vem
2005-01-05
Os envelopes com as propostas das empresas interessadas em elaborar o Programa de Ciclovias de Porto Alegre serão entregues na próxima segunda-feira. O projeto irá definir questões como o trajeto e o tipo de estrutura do empreendimento. Por enquanto, só está acertado que serão 50 quilômetros de ciclovia, num custo aproximado de R$ 800 mil.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, o projeto é uma medida compensatória da III Perimetral, sendo uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do empreendimento. Informou que todas as vias a serem duplicadas ou construídas na Capital deveriam possuir uma ciclovia. Lei municipal de 1990 exige a implantação de sistema cicloviário.
Conforme Moesch, este será um projeto prioritário para a secretaria. Segundo informou, além de lei, a ciclovia é uma demanda da sociedade. – A bicicleta é o transporte em via urbana mais rápido do mundo em até seis quilômetros de distância e a estamos encarando como um novo modal para a cidade, frisou.
Ele também contestou a segurança no Caminho dos Parques, utilizado por ciclistas nos domingos e feriados. – O espaço é desrespeitado pelos carros. Quero conversar com o secretário da Mobilidade Urbana para uma parceria, no sentido de autuar os veículos infratores, adiantou. O secretário municipal da Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, disse que as ciclovias são prioridade e que vai colaborar com o trabalho da Smam assim que for solicitado. (CP, 6 )