Começam as obras da Monjolinho
2005-01-05
A empresa Engevix Engenharia, o Ministério Público e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deverão assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para agilizar o início das obras na Usina Hidrelétrica de Monjolinho, entre os municípios de Nonoai e Faxinalzinho. O acerto aconteceu ontem (4/01) à tarde, no Palácio Piratini, em reunião com o governador Germano Rigotto. O TAC deve ser acertado até o final de janeiro.
Com o TAC, as exigências de compensação ambiental pendentes poderão ser executadas com a obra em andamento. A expectativa do secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, é que em março as máquinas já estejam trabalhando na construção da usina. Isso porque o TAC vai prever metas e multas para quem não cumpri-las. A Engevix possui a licença provisória, mas é necessária ainda a licença de instalação.
O secretário espera que até dezembro de 2006 a usina já gere energia, conforme o contrato com a Aneel. O vice-presidente de energia da Engevix, José Antunes Sobrinho, informou que serão investidos 65 milhões de dólares na construção da usina, com financiamento estadual, do BNDES e BRDE. A usina produzirá 67 MW de energia, gerando 700 empregos diretos e R$ 1 milhão em royalties aos quatro municípios envolvidos. (CP,Central / JC,5)