Rio Pardo abrigará o viveiro florestal da Mesorregião Metade Sul
2005-01-05
O projeto que institui o Viveiro Florestal da Mesorregião Metade Sul - Mesosul - tem por objetivo incrementar a produção florestal nos sete municípios que pertencem à Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo - Amvarp - que se situa na Metade Sul do Estado. Durante a elaboração, o grupo de trabalho, que é composto por várias entidades representativas da região, capitaneadas pelo Corede do Vale do Rio Pardo, debateu as formas mais viáveis de aplicação dos recursos e execução do projeto. Desta troca de idéias, surgiu a decisão de se investir em um viveiro já existente, e em funcionamento na região, que se encontra no município de Rio Pardo e pertence à Associação dos Fumicultores do Brasil - Afubra.
O procedimento foi adotado em função de atender a vários detalhes técnicos, operacionais e econômicos, mas como o montante de recursos limitado, se entendeu que investir em uma área nova, sem infra-estrutura, cedida por um dos municípios beneficiados, tornaria o sucesso do projeto mais difícil, devido ao fato de que parte do recurso, obrigatoriamente, teria que ser alocado em infra-estrutura física. Nenhum dos municípios beneficiados dispõem de viveiro florestal próprio, o que torna evidente a falta de conhecimento técnico e experiência adequada para desenvolver o projeto, o que geraria despesas com pessoal.
O viveiro da Afubra se encontra em posição geograficamente central entre os sete municípios, nas margens da BR-471, o que torna a distribuição das mudas produzidas mais eficiente e econômica. Devido ao fato de que a Afubra já dispõe de instalações adequadas e tecnologia própria, os recursos do projeto serão aplicados diretamente na produção de mudas, evitando gastos maiores em infra-estrutura e em pessoal. (ZH/Cidades, 3)