Semam vai reutilizar água dos chuveiros em Santos (SP)
2005-01-04
Esta semana, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Débora Blanco Bastos Dias, será apresentado ao prefeito da cidade de Santos (SP), João Paulo Tavares Papa, o projeto da obra que prevê a reutilização da água dos chuveiros da praia, o que permitirá a economia de 120 milhões de litros de água por ano.
De acordo com Débora, na primeira reunião com o novo prefeito, ela discutirá os rumos do projeto.
Desde 2003, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) avalia a possibilidade de reutilização da água dos chuveiros. Na época, a previsão era de que o reuso começasse a ser feito no início de 2004.
Convênio
O convênio que autoriza a realização da obra foi assinado dia 29 de junho pela Prefeitura e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, irá financiar metade do valor do projeto, orçado em R$ 519.650,00.
Para a execução da obra, que já tem a licença prévia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), será necessária a construção de três reservatórios de água, cada um com capacidade para armazenar até 80 mil litros.
Os equipamentos serão instalados nos canais 1, 3 e 6. Um caminhão-pipa irá captar a água armazenada, que será utilizada na limpeza do Mercado Municipal, Mercado de Peixes, em feiras livres, na irrigação do jardim da orla e do Jardim Botânico e também servirá para a reposição de água das fontes existentes na Cidade. (A Tribuna 3/01)