Mosquitos viram praga no Rio de Janeiro
2005-01-04
Uma nuvem de mosquitos invadiu a Zona Sul do Rio de Janeiro. Moradores de bairros como Gávea, Copacabana e Flamengo estão sofrendo com o ataque de pernilongos, principalmente depois que o sol se põe. No restaurante Braseiro da Gávea, Agenor Lopes mantém um estoque de garrafas de álcool para distribuir aos clientes. As farmácias dobraram o estoque de repelentes.
— Antes de abrir a gente espalha inseticida pela casa. Além disso, temos dez garrafas de álcool só para os clientes passarem nas pernas e braços, diz Agenor.
Elizabeth Wanderley, síndica de um edifício na Rua Arthur Araripe, próximo ao Shopping da Gávea, culpa um terreno baldio perto de seu prédio, por onde passa o Rio Rainha. Na vala a céu aberto, alguns moradores despejam dejetos. Há ainda o esgoto que desce da Rocinha.
Em Copacabana, moradora da Rua Aires Saldanha, Vera Lúcia Rache, atesta que a situação é a mesma:
— Nunca vi tanto mosquito, diz.
A vereadora Leila do Flamengo afirma que os moradores da área têm reclamado muito. A Secretaria municipal de Saúde informou que há 2.700 agentes no combate a dengue e orienta os moradores a pôr telas nas janelas e evitar água parada em vasos de plantas. (O Globo 3/01)