Prefeitura de Erechim leva água à comunidade rural
2004-12-29
As altas temperaturas estão colaborando para a redução dos níveis dos mananciais da região do Alto Uruguai. A prefeitura de Erechim, que até a semana passada atendia as localidades de Rio Verde e de São Roque, agora já está ampliando o serviço também para as comunidades de Dourado (Km 8), Barra Fria e Escola Branca. A água é transportada em um caminhão-pipa de 8 mil litros.
A prioridade é garantir o produto aos animais, mas aos poucos a carência vai atingindo também o consumo humano. A medida foi motivada principalmente pela intensificação das solicitações à Secretaria de Agricultura de moradores da zona rural, onde os rios estão secando.
A estiagem determinou que ontem o município de Maximiliano de Almeida decretasse situação de emergência. O prefeito Alvair Barancelli tomou a decisão diante das dificuldades de abastecimento no interior. Segundo o Executivo, o prejuízo médio é de 30% nas lavouras de milho, soja, feijão e fumo.
Os municípios de Aratiba e Barra do Rio Azul estão desde segunda-feira em situação de emergência devido à falta de água nas propriedades rurais. Em Erechim, o nível da barragem da Corsan estava ontem, 48 centímetros abaixo do normal, conforme a medição feita às 18h. (CP, 20)