Nível do rio Guaíba cai e dificulta a captação
2004-12-29
O nível da água do rio Guaíba está abaixo do normal. A média histórica dos últimos 20 anos é de 61 centímetros acima do nível do mar, mas ontem a régua apontava que o nível era de 11 centímetros acima do nível do mar. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não há alerta ou riscos para o abastecimento. O órgão segue fazendo a monitoração.
O engenheiro-chefe da divisão de estudos e projetos da Superintendência de Portos e Hidrovias, Hermes Vargas dos Santos, disse que o nível da água está baixo mesmo para os padrões do verão, quando a tendência é de queda. – Observamos que a queda se acentuou e está abaixo do normal mesmo para o verão. Santos disse que já é possível antever um período ruim que pode ser agravado por uma eventual estiagem. O nível do Guaíba abaixo do normal dificulta a captação de água para a população e o calado reduzido obriga os navios a navegar com carga reduzida.
Apesar de ainda não haver um alerta para a população, o coordenador da equipe de educação ambiental do Dmae, Carlos Türck, informou que nesta época sempre é recomendado evitar o desperdício de água. Um dos conselhos é reduzir o tempo no banho, evitar lavar as calçadas, optando por varrê-las, e usar o balde ao invés da mangueira na lavagem de carros. (CP, 7)