Levantamento mostrará situação da Bacia Araguaia-Tocantins
2004-12-28
Um diagnóstico sobre a situação da Bacia dos rios Araguaia-Tocantins em Goiás deve ser concluído até julho de 2005. No início de janeiro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás firmarão convênio para iniciar os trabalhos.
De acordo com a assessoria de imprensa do MMA, serão investidos R$ 317 mil no levantamento de informações. O material servirá de base para um programa de revitalização da bacia. Audiências públicas e oficinas sobre o tema estão previstas.
A Bacia Araguaia–Tocantins também abrange os estados de Tocantins, Pará, Mato Grosso e Maranhão. Em 2005, essas regiões devem firmar convênios com o ministério para a realização do mesmo levantamento.
O rio Tocantins nasce em Goiás, com a união dos rios Maranhão e Paraná. Percorre 2,6 mil quilômetros e desemboca na foz do Amazonas. Durante as cheias, seu trecho navegável é de quase dois mil quilômetros, entre as cidades de Belém (PA) e Peixe (GO).
O rio Araguaia tem a mesma extensão do Tocantins, mas nasce na Serra dos Caiapós, entre Goiás e Mato Grosso. Depois de percorrer cerca de 700 quilômetros e alcançar o nordeste de Mato Grosso, o Araguaia se divide em dois braços e forma a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Na estiagem, ele exibe praias de areias brancas que atraem milhares de turistas. (Correio Braziliense 27/12)