Pior terremoto em 40 anos arrasa sudeste Asiático
2004-12-27
Número de mortos no sudeste da Ásia já passou de 13 mil e o número continua aumentando. Ondas gigantescas - provocadas pelo maior terremoto registrado em 40 anos - se formaram pelo oceano Índico, atingindo Indonésia, Índia, Sri Lanka, Tailândia, Malásia e até mesmo a África. Dados exatos sobre mortos, feridos e desaparecidos nos países atingidos são difíceis de obter. No Sri Lanka, autoridades dizem que pelo menos 4 mil teriam morrido e cerca de 1 milhão de pessoas estão desabrigadas. A presidente do Sri Lanka, Chandrika Kumaratunga, declarou o evento um desastre nacional e apelou por ajuda internacional. Na Índia, mais de duas mil morreram e centenas de pescadores ainda estão desaparecidos. A polícia de Madras diz que pelo menos cem corpos foram encontrados ao longo das praias da cidade.
Na Indonésia, onde o terremoto teve início, o número de mortos é de cerca de 2.000, mas estima-se que esse número deve ainda subir. Na Tailândia, habitantes e turistas foram levados por ondas que atingiram Phuket e outros locais turísticos na costa do país. O departamento americano responsável por análises geológicas estimou que o terremoto chegou a 8,9 graus na escala Richter, o mais alto índice em 40 anos e o quinto maior já registrado desde 1900.
O maior tremor teve o seu epicentro perto da ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, onde ondas de até dez metros atingiram a costa da província de Aceh, no noroeste da ilha. Esse tremor foi seguido por nove outros menores.(BBC, Reuters 26/12)