Divulgadas condições de banho no Litoral gaúcho
2004-12-27
O veraneio 2005 começa com as praias do Litoral Norte gaúcho apresentando condições adequadas para banho de mar. Esta é a síntese do primeiro relatório divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler ao final da manhã da última quinta-feira (23), com exceção entre 31 pontos monitorados é o que está localizado na foz do Rio Mampituba, em Torres, onde cinco coletas de amostras realizadas entre 20 de novembro e 20 de dezembro apontaram 1,6 mil coliformes por 100 mililitros de água. No local, o mar está impróprio para banho.
Os parâmetros que definem condições próprias ou impróprias para banho são fixados pela Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo estes padrões, a água está imprópria para banho quando duas de cinco amostras apresentarem valores acima de mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água. Há outros quatro pontos impróprios para banho entre Palmares do Sul e Rio Grande:
Tapes - Camping Municipal
Laranjal - no ponto do Balneário dos Prazeres ( a cerca de 200 metros da rua principal) e no Balneário Valverde (em frente à Rua Joaquim Assunção)
Rio Grande - no Arroio Bolaxa (nas proximidades da RS- 734). (ZH, 24/12)