Detergente atinge rede de água de Lajeado
2004-12-27
Uma água alaranjada com cheiro de pinho jorrou das torneiras de pelo menos 300 casas do bairro Universitário, em Lajeado, quinta-feira (23), assustando os moradores. O problema ocorreu quando cerca de 500 litros de desinfetante da indústria Girando Sol, especializada em produtos de limpeza, foram sugados de um dos tanques para a rede de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Por volta das 21h30min de quinta-feira, vizinhos da indústria alertaram os funcionários sobre o problema. Imediatamente, a Corsan foi acionada, e o abastecimento, interrompido.
Sem perceber a mudança repentina da água, a dona de casa Gersi Terezinha Oesteraich, 47 anos, ingeriu um copo com o líquido. Minutos depois, passou a sentir falta de ar e acabou desmaiando. Na manhã de sexta-feira (24), funcionários da indústria distribuíram água mineral aos moradores do bairro. A Corsan se encarregou de abrir os hidrantes e as pontas de rede para expurgar a água contaminada.
Segundo o engenheiro químico da Girando Sol, Marco Aurélio Jaeger, - ocorreu falta de água no bairro, e um dos operadores da empresa não fechou corretamente o registro do tanque, ocasionando a sucção de produto para a rede. Distribuímos água mineral aos atingidos, disponibilizamos uma equipe médica para atender qualquer caso de intoxicação e contratamos uma empresa especializada em limpeza de reservatórios para prestar assistência aos moradores atingidos. (ZH, 26/12)