Sema treina novos agentes ambientais na Ilha do Mel/PR
2004-12-23
Trinta pessoas, entre moradores e coletores de lixo, participaram de um curso de capacitação para a formação de agentes ambientais nas comunidades de Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná. O treinamento foi promovido pela Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no último final de semana. O projeto é voltado à educação ambiental dos moradores da ilha, que atuarão como agentes multiplicadores das informações que estimulam a conservação ambiental e coleta de lixo durante a temporada 2004/2005.
Segundo dados da Sema, a população da ilha durante a baixa temporada gira em torno de 900 habitantes. Na alta temporada, este número varia entre 1,5 mil e dois mil visitantes por dia, podendo chegar a 5 mil pessoas – o limite de turistas na Ilha. Conseqüentemente, o volume de lixo produzido aumenta muito.
Por isso, foram promovidas oficinas de Percepção Ambiental, para aguçar a sensibilidade da população para os problemas ambientais; de Resíduos Sólidos, com o objetivo de estimular o reaproveitamento dos materiais recolhidos na Ilha e oficinas de Arte. Também foi promovida uma visita técnica ao Lixão de Paranaguá, para despertar o senso crítico com relação à problemática do lixo. Hoje (23), será realizada uma reunião para definir as formas de atuação dos agentes ambientais para a temporada, que se inicia no dia 3 de janeiro. (Gazeta do Povo/PR 22/12)