Polícia apreende cargas de mata nativa no Oeste de SC
2004-12-23
Dois caminhões transportando ilegalmente lenha nativa foram apreendidos às 4h de terça-feira (21/12), em Chapecó. Policiais Militares abordaram os caminhões, cuja carga estava escondida sob lonas e verificaram que não havia nota de procedência. As cargas estavam sendo transportadas do interior de Chapecó em direção a Guatambu. A Polícia Ambiental foi comunicada e fez a apreensão dos cerca de 32,88 metros estéreis (medida equivalente a um metro cúbico de lenha).
O proprietário dos caminhões, que dirigia um dos veículos, e o motorista, vão responder por transporte ilegal de madeira nativa, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. Além disso, será aplicada multa administrativa que varia de R$ 100 a R$ 500 por metro cúbico. De acordo com o sargento do 8º Pelotão de Polícia Ambiental de Chapecó, Wladimir Kozlinski, o transporte de madeira nativa só pode ser feito mediante Autorização de Transporte de Produto Florestal. Essa autorização é concedida somente pelo Ibama.
Para conceder a licença, é exigido um plano de manejo e corte da região onde a madeira será extraída. Conforme informou o sargento Kozlinski na região de Chapecó o número de apreensões com cargas de madeira nativa diminuiu. A região mais problemática é nos municípios de Passos Mais e Ponte Serrada, com cargas em direção ao Paraná. (Diário Catarinense, 22/12)