Qualidade da água de fonte é questionada na Capital
2004-12-23
Pessoas de todas as classes sociais matam a sede na fonte de água que brota do cimento da Rua Carlos Trein Filho, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a qualidade da água vem oscilando e esteve contaminada em abril deste ano. Os moradores preferem ignorar a advertência, acreditando estar bebendo líquido puro.
Nos próximos dias, a Equipe de Vigilância da Qualidade da Água, da SMS, deverá divulgar nova análise sobre a potabilidade da fonte. A artesã Edir Scarparo, 58 anos, não acredita em contaminação. Ela acha que é campanha de difamação estimulada pelas empresas vendedoras de água mineral, intensificada com o verão.
Contraponto
O que diz André Martinelli, coordenador da Equipe de Vigilância da Qualidade da Água, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS):
- A qualidade da água vem oscilando, há uma sazonalidade. A rigor, não é própria para consumo, mas os moradores não aceitam essa situação. Em abril, colocamos uma placa de metal, avisando que estava imprópria para consumo, mas ela foi arrancada. Na época, apresentava índices de coliformes fecal e total. Fizemos nova coleta de água semana passada, os resultados serão divulgados nos próximos dias. Temos de agir com certa dose de diplomacia, porque as pessoas acreditam que a água é boa. (ZH, 62)