Lojas de SC dispensam vistoria antes de receitar herbicidas
2004-12-22
Herbicidas com a venda controlada pela Cidasc estão sendo vendidos em Blumenau por agrônomos autorizados sem que haja uma vistoria ao terreno onde será feita a aplicação do produto. A receita agronômica que libera a compra do agrotóxico pode ser obtida rapidamente na própria loja. Basta apresentar o CPF e assinar o documento.
A venda de herbicidas só é permitida pela Cidasc em lojas onde ao menos um agrônomo formado faça parte do quadro de funcionários. O engenheiro agrônomo e gerente regional da Cidasc, Luiz Carlos Maia, afirma que o mais certo é o profissional que assina a receita conhecer, em uma visita, o terreno onde será feita a aplicação. - Por ética profissional, o agrônomo deveria basear a receita numa visita ao terreno - opinou. Mas não há nenhuma lei obrigando a inspeção.
O Jornal de Santa Catarina visitou três estabelecimentos, todos credenciados pela Cidasc. Ao pedir pelo herbicida, foi informado apenas que se tratava da retirada de capim em um sítio. Foi o bastante para adquirir o agrotóxico. (Jornal de Santa Catarina, 21/12)