Descoberto depósito com 11 toneladas de cipó ilegal no Amapá
2004-12-22
Uma denúncia anônima possibilitou ao Ibama realizar a segunda maior apreensão de cipó titica este ano, no Amapá. A ação foi executada em conjunto por agentes da Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Federal, neste mês. Com base nas informações recebidas, a equipe se deslocou até uma chácara - na zona oeste de Macapá, a nove quilômetros da cidade. No local, foi constatada a existência de um depósito ilegal do produto florestal, sendo encontrados 316 feixes de cipó titica in natura, com 35 quilos, em média, cada um, totalizando aproximadamente onze toneladas do produto.
Como não foi apresentada a autorização para armazenagem do produto florestal, os infratores foram enquadrados no parágrafo único do Art. 46 da Lei de Crimes Ambientais. Além de efetuar a apreensão do produto, os fiscais do Ibama lavraram auto de infração e aplicaram multa no valor de R$ 2,2 milhões.
Esta foi a terceira grande apreensão de cipó titica realizada este ano. Em julho, foram apreendidas 13 toneladas e, em agosto, 630 quilos de cipó, resultados de operações conjuntas entre Ibama e Polícia Federal. O produto apreendido deverá ser doado a instituições sem fins lucrativos, conforme orienta a lei. Na semana passada, 15 instituições beneficentes foram contempladas com a doação de 13 mil quilos de cipó titica, feita pela gerência executiva do Ibama no Amapá. (Ibama, 21/12)