Nasa quer plantar pinus em Marte
2004-12-22
Cientistas mexicanos e norte-americanos estudam a surpreendente adaptação e resistência ao frio e a falta de oxigênio dos pinheiros que crescem próximas da montanha mais alta do México - o Bico de Orizaba - para plantá-los em Marte. A pesquisa começou há cinco anos no marco do projeto denominado Terraformação do planeta Marte, no qual participam especialistas da NASA e das universidades públicas Nacional Autónoma de México (UNAM) e Veracruzana.
Os cientistas descobriram que as margens deste vulcão adormecido - de 5.647 metros de altura - são as únicas no mundo onde podem viver plantas a essa altura. ? No Bico de Orizaba registramos a linha de árvores mais alta em todo mundo (4,1 mil a 4,2 mil metros acima do nível do mar), disse Luis Cruz Kuri, da Universidad Veracruzana.
Kuri disse ainda que este fenômeno faz com que os cientistas reflitam sobre a possibilidade de que esse vegetal sobreviva em locais de grande altitude e temperatura extrema, podendo, desta forma, serem levados para Marte, planeta muito mais frito do que a Terra. (La Nación, Celulose Online 21/12)