Ibama bate recorde de licenças ambientais
2004-12-22
Ao fazer o balanço de suas atividades durante este ano, o Ibama apresentou um número recorde de licenças ambientais: 218 licenças destinadas a obras novas de infra-estrutura e de regularização.
O trabalho realizado no Ibama este ano envolveu um esforço para aprimorar os procedimentos de licenciamento, garantindo maior qualidade nas licenças, mas com maior agilidade, chegando a um recorde na emissão de licenças no fim deste ano, sabendo que precisa aprimorar mais para atender a demanda da sociedade brasileira, que é muito grande por investimentos em infra-estrutura.
Para 2005 um novo concurso público será realizado para formatar a área de licenciamento com a capacidade que a sociedade pede.Nilso Alves da Silva, diretor de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, afirmou que a demora na concessão de licenças não é, e, geral, fruto de pendências no órgão, mas responsabilidade do empreendedor que, ao enviar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) incompleto, precisa refazê-lo e levar em conta todas as questões ambientais e sociais envolvidas na obra.
Para o próximo ano, a expectativa, segundo Nilvo, é aumentar o número de licenças de regularização para empreendimentos já instalados. (Celulose Online, 21/12)