Jaguarari (BA) produz manga orgânica
2004-12-20
Em pleno semi-árido baiano, cerca de 300 agricultores familiares estão produzindo manga orgânica em consórcio com plantações de forragem para confinamento de ovinos. O projeto, no município de Jaguarari, no Norte do estado, é resultado dos benefícios proporcionados pelo Programa de Infra-Estrutura Hídrica do semi-árido, também chamado de Cabra Forte.
Seu objetivo é reduzir a vulnerabilidade à seca e estimular a produção agropecuária sustentável em cerca de 26 mil propriedades de 17 municípios.
- O programa possibilita um processo contínuo de evolução dos produtores, afirmou a presidente da federação das Associações e Entidades para o Desenvolvimento do Semi-árido (Faesa), Maria dos Remédios, que coordena o projeto em Jaguarari. Para ela, o Cabra Forte tem fortalecido a atividade rural familiar na caatinga, possibilitando assistência técnica, acesso ao crédito e disponibilização de recursos hídricos, através da perfuração de poços tubulares e construção de cisternas e barragens. (Correio da Bahia 17/12)