Mau cheiro revolta Zona Sul de Porto Alegre
2004-12-20
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal solicita, nesta segunda-feira, que o Ministério Público Estadual notifique a prefeitura da Capital a tomar providências relativas ao mau cheiro e à proliferação de insetos provenientes da bacia de contenção para a drenagem do esgoto pluvial, localizada no Parque Marinha do Brasil.
O pedido foi motivado pela indignação de moradores do bairro Menino Deus e usuários do parque, que organizaram um protesto com mais de 50 pessoas, no sábado, para sensibilizar as autoridades sobre o problema. Segundo o presidente da comissão, vereador Sebastião Melo, as bacias de contenção são necessárias para a vida da cidade, mas aquela está mal gerenciada. - A água precisa escoar. É um parque onde as pessoas caminham e passeiam, justificou o parlamentar.
Conforme a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Menino Deus, Alzira Dornelles Ban, a Lei Orgânica do município proíbe a construção de bacias de contenção em praças e parques. — Além disso, o espaço deveria ter paredes e tampa, constatou. O diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Saulo Felipe Basso, informou sobre a existência de uma ligação irregular de esgoto cloacal, facilitando assim os alagamentos. - A bacia era para conduzir apenas águas pluviais, disse. Basso integra um movimento conjunto com a Vigilância Sanitária do município para monitorar a área, de dezembro a fevereiro de 2005. (CP, 20/12, 6)