Eletrosul investe em subestações
2004-12-20
Duas obras deverão reforçar o sistema de transmissão de energia do Rio Grande do Sul a partir de 2006.
A Eletrosul Centrais Elétricas recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a construção da subestação Pólo, em Nova Santa Rita, e para a instalação de um novo banco de transformadores na subestação Caxias, localizada em Caxias do Sul.
Os empreendimentos, de acordo com a Eletrosul, reforçarão a estrutura de transmissão de 525 kV (alta tensão) que atende o Estado. A subestação Pólo deve eliminar as restrições de atendimento à região metropolitana de Porto Alegre e Caxias e permitir a melhoria da geração de energia elétrica, enquanto a de Caxias busca eliminar a sobrecarga verificada hoje nos transformadores.
Como os projetos devem ser concluídos no verão de 2006, a Eletrosul vem trabalhando para dar agilidade aos empreendimentos. A prefeitura de Nova Santa Rita, após uma audiência pública na Câmara de Vereadores, em novembro, com a diretoria da empresa, autorizou a construção da subestação.
A Eletrosul também pediu autorização à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para poder iniciar a obra. As empresas que produzirão os equipamentos para as duas subestações já foram contratadas. (ZH 19/12)