Sapucaia do Sul suspende contrato com empresa de coleta de lixo
2004-12-17
O prefeito de Sapucaia do Sul, Gilberto Alves, e o eleito e atual secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Machado, anunciaram ontem a suspensão do contrato com a empresa Recilix responsável pela coleta e tratamento do lixo na cidade. A falta de condições técnicas da empresa para recolher as 75 toneladas diárias de lixo foi o motivo destacado por Marcelo Machado como fundamental para interromper o contrato de cinco anos que vigora desde fevereiro deste ano, portanto com mais de quatro anos para cumprir.
Por enquanto, o recolhimento de lixo será realizado pela Prefeitura que, conforme o prefeito e secretário, daria início ontem ao processo licitatório para a contratação de uma nova empresa. Conforme Marcelo, a Recilix, que está no segundo contrato de cinco anos, recebe em média R$ 72 mil para recolher e levar ao aterro sanitário.
A decisão anunciada ontem no gabinete está embasada em dois dossiês: um feito pela secretaria de Meio Ambiente e outro feito pelos vereadores Elton Primorosa , Vilmar Ballin, Nilton Santos e Waldir Canal, que começaram a tratar do assunto a partir de uma denúncia da falta de condições técnicas da empresa e falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados.
De acordo com o secretário especial de Governo, Livaldino Fagan, os dossiês serão utilizados pelo município para comprovar a impossibilidade da empresa cumprir as cláusulas contratuais numa eventual ação indenizatória. Fagan destaca que a empresa foi notificada para que regularizasse o serviço. Ontem houve nova notificação. (Jornal VS, 16/12)