Distrito Federal investe em tratamento de esgoto
2004-12-17
O esgoto da Ceilândia não vai mais poluir o ribeirão Melchior. Inaugurado na manhã de quarta-feira (15/12), um emissário de nove quilômetros de extensão vai permitir que os 450 litros por segundo de dejetos sejam recebidos pelo Sistema de Tratamento de Esgotos da ETE Melchior. Mais de seiscentos mil moradores serão beneficiados.
O investimento da obra foi de R$ 7,5 milhões. O dinheiro saiu dos cofres do Governo do Distrito Federal, Caixa Econômica Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em fevereiro de 2005, será a vez Taguatinga. Para este mês, a Caesb prevê a inauguração do interceptor da ETE Melchior com seis quilômetros de extensão. Quando todo o sistema estiver em funcionamento, serão tratados 1.200 litros de esgotos por segundo, beneficiando mais de um milhão de habitantes. Samambaia foi a primeira cidade a ser favorecida, com cerca de 150 litros por segundo atualmente tratados.
Com a entrega dessas obras nos primeiros meses de 2005, o Distrito Federal deverá alcançar 100% de tratamento dos esgotos coletados em todas as regiões administrativas. No total, foram gastos mais de R$ 47 milhões. (Correio Braziliense 15/12)