Ibama apreende 25 caminhões com madeira e carvão no Pará
2004-12-17
Ismael Machado
A Operação Carvão do Ibama, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 25 caminhões com madeira e carvão vegetal transportados ilegalmente no Pará. A operação teve início na quarta-feira (15/12), na BR-010 (Belém - Brasília) no município de Dom Eliseu. Até ontem foram contabilizados cerca de 500 metros cúbicos de carvão ilegal e mais de 300 metros cúbicos de madeira em toras, serradas e laminados, apreendidos na barreira federal montada naquela região.
A maioria dos caminhoeiros não tinha Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF), documento exigido pela legislação ambiental para transporte de produto e subproduto florestal.
O carvão, extraído de forma clandestina na região de Marabá seguiria em direção ao parque siderúrgico do Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Ibama e a PRF estão com 30 pessoas envolvidas na Operação Carvão em Dom Elizeu. Os caminhões em comboio serão levados para o município de Paragominas e ficarão sob a guarda do Escritório Regional do Ibama naquele município, a 350 km de Belém. (O Globo 16/12)