Eletrobrás e PUC-MG inauguram simulador solar
2004-12-17
A Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais inauguram hoje (17/12) o primeiro simulador solar da América Latina. País tropical, com alta incidência de raios solares, o Brasil pode ganhar muito com investimentos nessa área. Para a aquisição do equipamento, foram investidos R$ 1,8 milhão. O sol artificial, de 2,8 metros de altura, é composto por oito lâmpadas e tem uma potência total de 40 quilowatts (kW). O projeto foi desenvolvido com recursos do Global Environment Facility (GEF), por intermédio do Banco Mundial. O novo Laboratório de Ensaios, que ficará no campus da universidade mineira, veio da Alemanha, por meio da parceria entre a PUC-MG, a Eletrobrás e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Esse laboratório será utilizado para a etiquetagem e a concessão do Selo Procel de equipamentos; dará suporte à Lei de Eficiência Energética (nº 10.295/2001), que estabelece índices máximos de consumo de energia ou mínimos de eficiência energética; e priorizará ensaios dos produtos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro com o apoio da Eletrobrás/ Procel.
Segundo a professora Elizabeth Marques Duarte Pereira, coordenadora do Grupo de Estudos em Energia (Green-Solar) da PUC-MG, as pesquisas e os ensaios tendem a se desenvolver consideravelmente na área de energia solar, já que o equipamento reduz o tempo de teste dos coletores solares usados em casas e prédios. Geralmente, um coletor solar aguarda um ano na fila para ser testado.Com o simulador, que garantirá condições climáticas estáveis, o tempo de espera diminuirá para dois meses. O projeto estimulará a expansão do mercado brasileiro de aquecimento solar, com a melhoria dos produtos, aumentando sua competitividade e capacidade de exportação. Em todo o mundo, há apenas cinco equipamentos desse tipo. Canadá, Alemanha e Austrália têm um simulador e os Estados Unidos, dois.
A engenharia automotiva e a arquitetura também ganharão um novo aliado. Com o simulador, será possível fazer avaliação de tintas, polímeros, componentes eletrônicos sob condições climáticas controladas, testes em dimensões reais, estudo e otimização do sistema de condicionamento do ar ambiente em automóveis e seu impacto no sistema elétrico. O equipamento permitirá ainda avaliar a transmissividade de materiais e películas especiais utilizados em coletores solares e na construção civil. A solenidade de inauguração será às 17h, no Campus Coração Eucarístico, na PUC-MG, em Belo Horizonte.