Brasil desenvolve ônibus movido a hidrogênio
2004-12-16
Num momento em que especialistas do mundo todo discutem em Buenos Aires, na 10ª Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU, formas de reduzir suas emissões poluentes, o Brasil anuncia a construção do primeiro ônibus híbrido do país movido a hidrogênio. O veículo, projetado para emitir apenas vapor d água e quase nenhum ruído, começará a circular experimentalmente no ano que vem.
— É um veículo do futuro, resume o coordenador do projeto, Paulo Emílio Valadão de Miranda, chefe do Laboratório de Hidrogênio da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). — Ele abre caminho para a anunciada economia do hidrogênio. Emite pouco ruído e tem como único resíduo o vapor d água.
A idéia de se desenvolver um veículo movido a um combustível alternativo é motivada, basicamente, por duas razões, como explica Miranda. A primeira delas está relacionada ao declínio da produção mundial de petróleo e ao conseqüente aumento do preço dos combustíveis convencionais. No caso específico do Brasil, o diesel usado para abastecer a frota mais pesada é importado, o que tem um impacto negativo na balança comercial do país. A segunda razão é ambiental, está relacionada às emissões poluentes.
Petrobras vai construir posto de hidrogênio
O ônibus tem autonomia para rodar 300 quilômetros (similar à dos ônibus convencionais) e capacidade para transportar 109 passageiros. A partir do ano que vem, ele circulará experimentalmente na Ilha do Fundão, onde a Petrobras prevê a construção de um posto de abastecimento de hidrogênio. (Globo Online 15/12)