Banco Mundial amplia emissões de carbono
2004-12-16
O Banco Mundial (Bird) aumentou o investimento em projetos de energia baseada na queima de combustíveis fósseis desde a Eco-92. A afirmação é feita em relatório do Instituto de Estudos Políticos, ONG sediada nos EUA, e divulgado durante a COP-10 (10ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU), que acontece na Argentina atpe o dia 17.
Os autores disseram ter se baseado em dados do próprio organismo divulgados ao longo da última década. Segundo eles, o grupo investiu US$ 28,5 bilhões em programas que incluem a extração de combustíveis fósseis (como o petróleo), usinas de energia baseada no uso de tais fontes e reformas no setor desde 1992. Seria aprovado, dizem, financiamento para um projeto do setor a cada duas semanas.
No mesmo período, o investimento em projetos que priorizam a produção limpa de energia totalizou em US$ 6 bilhões ao longo de 15 anos, segundo um documento do próprio banco distribuído numa conferência internacional, na Alemanha, sobre energia renovável. O relatório indica que nem todos os projetos do gênero podem ser considerados limpos, pois haveria múltiplos componentes integrando o plano, dos quais poucos prevêem a fonte renovável de energia. (FSP, 12/12)