Programa Sintonia da Terra volta ao ar na sexta
2004-12-16
O programa de rádio Sintonia da Terra volta ao ar nesta sexta, dia 17, com duas novidades – um quadro novo e uma alteração no tempo de duração. Fora do ar há dois meses, o Sintonia estréia novamente trazendo uma entrevista com Lúcia Ortiz, membro do Núcleo Amigos da Terra e da Coalizão Rios Vivos, que esteve em Buenos Aires participando da 10ª Conferência das Partes (COP 10). As atividades educativas da Fundação Zoobotânica neste veraneio também estão na pauta do programa.
O programa, que é uma parceria entre o Núcleo de Ecojornalistas do RS e a Rádio da Universidade, também estréia um novo quadro. Trata-se do Pensamento Ecológico, espaço destinado a leituras e reflexões sobre ecologia, ambiente e sociedade. A idéia é inspirada em programas de rádio da Europa, que abrem espaço com freqüência para literatura e poesia.
A outra novidade é a redução no tempo de duração do programa, que passa de uma hora para ter 45 minutos semanais. A medida, segundo a ecojornalista responsável pelo projeto, Gisele Neuls, foi necessária devido a dificuldades de produção, mas não deve interferir na qualidade dos programas.
O Sintonia da Terra está no ar desde 5 de agosto de 2003, e tem por objetivo abordar os temas sócio ambientais do momento e divulgar propostas de convivência harmoniosa com o planeta. O programa vai ao ar toda a sexta, às 8h15 e pode ser ouvido em tempo real pelo sítio da Rádio da Universidade (www.ufrgs.br/radio) e pela freqüência 1080 AM, em Porto Alegre. (EcoAgência, 15/12)