Enchente na Malásia deixa ao menos cinco mortos e 15 mil desabrigados
2004-12-15
Ao menos cinco pessoas morreram, e mais de 15 mil estão desabrigadas, depois que uma das piores enchentes da última década afetaram a Malásia, deixando toda a costa leste do país submersa nesta segunda-feira.
Outras quatro pessoas desapareceram, depois de terem sido levadas pelas fortes correntezas, mas suas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente.
Próximo da fronteira com a Tailândia, o Estado de Kelantan foi o mais afetado pela enchente. Segundo a agência de notícias Associated Press, 60% de Kota Bahru, capital de Kelantan, está submersa. As águas chegam à altura de 2,5 metros nas ruas. Apenas os telhados de algumas casas eram visíveis.
Cinco pessoas, incluindo um tailandês e um indonésio, morreram em Kelantan, afirmou Yuzirul Anuar, oficial do Central de Operações de Enchentes da Malásia.
Segundo a AP, o corpo de um adolescente teria sido encontrado no Estado de Terengganu, e um homem teria sido achado morto por afogamento, no Estado de Pahang. A informação, fornecida por oficiais que não quiseram se identificar, não foi confirmada pelo governo.
Aproximadamente 9.000 pessoas foram retiradas dos locais mais afetados pelas enchentes, e levados para abrigos. Mais de 6.186 pessoas tiveram de ser removidas dos Estados de Terengganu e Pahang para locais seguros. (FSP 13/12)