Blair tenta negociar novo tratado climático com Bush
2004-12-15
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, está tentando atrair os Estados Unidos para um novo tratado internacional de combate ao aquecimento da Terra, segundo informações do jornal The Times desta quinta, dia 9. O governo norte-americano não assinou o tratado de Kyoto, que entra em vigor em fevereiro depois de a Rússia tê-lo ratificado.
Segundo o jornal britânico, Blair havia conversado longamente com o presidente norte-americano, George W. Bush, a respeito de uma nova iniciativa que pudesse contornar as objeções feitas pelos EUA ao Protocolo de Kyoto, pacto que tenta conter a elevação das temperaturas do planeta.
Blair fez do meio ambiente e da África suas principais questões para o próximo ano, quando a Grã-Bretanha assume a Presidência do G-8, o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia.
O grupo ambientalista Greenpeace afirmou receber com satisfação qualquer esforço para convencer os EUA a aceitar a realidade das mudanças climáticas. (ClicRBS, 09/12)